domingo, 25 de outubro de 2009

Uma vida mais saudável...será?!


As Universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com alguns conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

1- Um copo de sumo de laranja, diariamente, para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos libertados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- Adoptar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de cancro do pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e além disso é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e constipações e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode levar a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14- Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com os seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem pressão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade avançada.

15- Desfrutar de uma chávena de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a recuperação depois de ataques de coração.

16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxados, e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verduras frescas nas sanduíches. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- Reorganizar o frigorífico. As verduras em qualquer lugar no seu frigorífico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todos os vegetais têm. Por isso é melhor usar á área reservada para elas, aquela caixa bem em baixo.

19- Comer umas nozes entre as refeições, reduz o risco de diabetes.

20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

- Comer chocolate. Duas barras por semana acrescentam um ano de vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- Pensar positivamente. Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que além do mais apanham gripes e constipações mais facilmente.

- Ser sociável
. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.


Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos...

6 comentários:

mariabesuga disse...

Se "impusermos" anós próprios como uma espécie de rotinas é fácil.

Gosto de funcionar de forma saudável. Digamos que os 48 anos já me ensinaram o ponto certo de equílibrio comigo e respeito o que me diz o meu próprio organismo.

Importante fazer passar este tipo de conceito para que seja assimilado pelo maior número possível de pessoas.

Um beijo
Boa semana

Lilá(s) disse...

Temos que admitir que são bons conselhos dificeis de seguir á risca claro.
Bjs

Zé do Cão disse...

Monica.

Como recebo com muita regularidade, mails lindíssimos da Drª Maria Lourdes Borges de Castro, distinta sócia do nosso Sporting, que julgo tem o nº 6, já com a bonita idade de 86 anos, perfeitamente lúcida e com grande amor pela vida, muito especialmente gostaria de partilhar contigo. Se estiveres interessada, responde para o meu mail SARGENTONOACTIVO@YAHOO.COM (LETRA PEQUENA EVIDENTEMENTE) e enviar-te-ei.
Não sei se lês o Jornal do Sporting mas ela escreve nele,apontamentos com regularidade.
Zé do Cão

albana disse...

nunca são de mais bons conselhos, boas dicas para um corpo e uma mente saudaveis!

para mim o mais dificil é...não mastigar chicletes!!!

boa semanita
bjinho grande
albana

Kok disse...

Tudo isto, praticado, mal não fará seguramente.
A que mais pratico é da número 12!

Beijinhos com sorrisos

Nós Tetraplégicos disse...

Mónica, vida mais saudável que nós impossível levar. rsrs

Pior é que tomamos medicamentos receitados por tudo quanto é médico. Será que alguns não são "Esteróides Anabolizantes?" rsrs

Deixo-te aqui um link que se já não conheces, talvez gostarás de conhecer.
Afinal és uma artista...

http://www.apbp.com.br/

Bjo