sábado, 31 de outubro de 2009

Feliz dia das Bruxas

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro, o Ano Novo Céltico. O feriado era Samhain (é uma das datas mais importantes do calendário pagão e marca duas coisas essenciais: o ano novo Celta e a festa dos mortos. Por toda a Grã-bretanha pagã esta data tem sido celebrada durante séculos. Acredita-se que na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro a divisão entre o mundo dos vivos e dos mortos é mais ténue, e é possível estabelecer contacto entre uns e outros. É o dia de lembrar os nossos mortos queridos, e o único dia do ano em que os espíritos daqueles que partiram poderiam voltar à terra e confraternizar com os vivos. É um dia de reflexão sobre a mortalidade e ao mesmo tempo de perceber que tudo na vida é efémero e passageiro). Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de
retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

A Lenda da abóbora usada no Halloween:
A história conta que um homem chamado Jack morreu e foi proibido de entrar no Paraíso por ter sido muito avaro enquanto vivo. Quando chegou ao inferno, decidiu pregar uma brincadeira no diabo e desenhou uma cruz no tronco de uma árvore. Aprisionado dentro da árvore, o diabo teve que jurar que não iria mais tentar Jack. Feita a promessa, ele fechou as portas do inferno, condenando o moço a vagar pelo mundo até o juízo final. Jack pediu um pouco de fogo para iluminar a escuridão, mas só recebeu um pedaço de carvão em brasa. Decidiu colocá-lo dentro de um nabo para que não se apagasse e então surgiu a lenda do Jack o´lantern (Jack da lanterna). Os irlandeses costumavam acender velas dentro desse vegetal durante as festas do Dia-das-Bruxas. Quando foram aos Estados Unidos, no entanto, tiveram dificuldades para encontrar o nabo e o substituíram por abóboras, mais abundantes na região.



A Lenda dos "Doces ou Travessuras"

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Alguns significados simbólicos:
Abóbora
: simboliza a fertilidade e a sabedoria
A Vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
O Caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
A Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
As Moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
A Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
O Morcego: simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
O Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
O Gato Preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.



Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.

Doçuras ou Travessuras???

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tanta pergunta


Não sei o que sinto
Não sei o que tenho
Só me apetece chorar…
Já passaram quase 9 anos
E este fado continua
Cada vez mais forte.
Meu peito dói
As lágrimas caem
Não as consigo limpar
E todos os dias me interrogo,

que mal fiz eu?
Não encontro respostas
Só sei que era feliz
Tudo tinha para sê-lo
Trabalho não me faltava
Amigos também não
Com apenas 19 anos
A minha vida ficou um ponto de interrogação!


Tantas perguntas que tenho
De como seria a minha vida…
Estaria casada?
Teria filhos?
Estaria feliz?
Como seria???
Não sei… será sempre uma incógnita
O destino é mesmo cruel
Muito injusto para alguns
Que a vida queria viver,
Sem problemas,
Sem preocupações,
Sem favores,
Sem mágoas,
Sem tristezas,
Apenas queria ser feliz, como todos merecem…
Será que um dia serei? … Mais uma pergunta!!!


by Mónica Silva

domingo, 25 de outubro de 2009

Uma vida mais saudável...será?!


As Universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com alguns conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

1- Um copo de sumo de laranja, diariamente, para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibras, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos libertados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- Adoptar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrointestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de cancro do pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e além disso é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e constipações e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar actividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode levar a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12- Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14- Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com os seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem pressão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade avançada.

15- Desfrutar de uma chávena de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a recuperação depois de ataques de coração.

16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxados, e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verduras frescas nas sanduíches. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- Reorganizar o frigorífico. As verduras em qualquer lugar no seu frigorífico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todos os vegetais têm. Por isso é melhor usar á área reservada para elas, aquela caixa bem em baixo.

19- Comer umas nozes entre as refeições, reduz o risco de diabetes.

20- E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

- Comer chocolate. Duas barras por semana acrescentam um ano de vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- Pensar positivamente. Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que além do mais apanham gripes e constipações mais facilmente.

- Ser sociável
. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.


Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Amor


Se amar é querer estar juntos
Se amar é sentir saudades
Se amar for a busca do carinho
de sentir o calor do teu corpo
das batidas compassadas
de dois corações em harmonia
dos segredos, das confissões
dos sentimentos em sintonia
então vou morrer amando-te
desejando-te, buscando-te
mesmo que a distância
entre mim e ti seja grande
mesmo que seja impossível
a convivência entre nós
mesmo que seja proibido
o que sentimos
mesmo que digam
...é absurdo...
Continuarei te buscando
Continuarei te amando
sonhando...
Como poderei não te amar
se a doçura, o encanto
que me dás todos os dias
Se te busco, se me buscas
Se encontramos o que precisamos
um no outro...
Se a carência que existe em mim
é a mesma que existe em ti...
Como não te amar se me buscas
me acaricias com tuas fantasias
Se me sentes perto e te delicias
com o som da minha voz...
Como não gostar de sentir tudo isso
se encontro tudo quanto
preciso e anseio
até aquele segredinho existente
entre mim e ti
aquela cumplicidade
em tudo o que sonhamos...

Fomos feitos UM para o OUTRO!

sábado, 17 de outubro de 2009

História da Mulher

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER

Conta uma lenda que no principio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, viu .....
que tinha esgotado todos os materiais sólidos
no homem e não tinha mais do que dispor.
Diante deste dilema e depois de uma profunda meditação, fez o seguinte:

Pegou a forma arredondada da lua,
as suaves curvas das ondas,
a terna aderência das bromélias,
o tremulo movimento das folhas,
a forma esbelta da palmeira,
a nuance delicada das flores,
o amoroso olhar do cervo,
a alegria do raio de sol
e as gotas do choro das nuvens.

Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas lágrimas.
A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser AMADA.“

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

IRS

IRS 2009 - Atenção à actualização da relação dos seus dependentes!

Actualize a sua lista de dependentes na DECLARAÇÃO ANUAL DE RENDIMENTOS – IRS (Por definição, são seus dependentes, todos aqueles que você é OBRIGADO, POR LEI, A SUSTENTAR)

Assim, são SEUS DEPENDENTES:

- Ciganos;
- Vagabundos;
- Presidência da República e assessores;
- Governo e assessores (até mesmo os familiares nomeados por clientelismo político);
- Câmara Municipal e assessores (idem);
- Águas de … (consumos mínimos e estimado);
- EDP (consumos mínimos e consumo estimado);
- TELECOM; VODAFONE; OPTIMUS; etc.
- Gás de Portugal (consumos mínimos e estimado);
- Beneficiárias da taxa de saneamento básico (recolha de lixo, etc);
- Centros de inspecção de veículos;
- Companhias seguradoras (seguro automóvel obrigatório);
- BRISA - Portagens;
- Concessionárias de parques e estacionamento automóvel;
- Concessionárias de terminais aeroportuárias e rodoviários;
- Instituições financeiras - Taxas de administração e manutenção de contas correntes, renovação anual de cartões, requisição de cheque etc.;
- Mais de 230 deputados da Assembleia da República, com os respectivos ESQUEMAS de apoio.
- BCP, BPN, BPP e demais esquemas de enriquecimento fácil de administradores e gestores cleptomaníacos a que o estado entrega os impostos que pago, para evitar o alarme social e financeiro e, agora, também, a BES, BPI, ..., CGD...

... Para o ano é provável que tenha ainda MAIS!!! ;)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

13 de Outubro - Última aparição de Nossa Senhora

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica.

De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos pendia um terço branco.


A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém. Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a “Senhora do Rosário” e que fizessem ali uma capela em Sua honra. A sexta aparição de Nossa Senhora em Fátima aconteceu no dia 13 de Outubro de 1917. Debaixo de uma forte chuva, a Cova da Iria tornou-se palco do mais belo espetáculo atmosférico, jamais visto até hoje. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.



Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado “Segredo de Fátima”. Anos mais tarde, a Irmã Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.


O milagre do sol, foi uma resposta de Nossa Senhora ao povo que pedia um sinal aos Pastorinhos para que eles acreditassem de fato nas aparições, pelo facto que apenas Lúcia falava, via e ouvia Nossa Senhora. Já, Francisco ouvia mas não via, e Jacinta apenas via, mas não ouvia.

Como Francisco faleceu em 1919 e Jacinta em 1920, Lúcia passou a ser então, a única vidente dos três Pastorinhos com a missão de levar as mensagens de Nossa Senhora até os confins da terra.

domingo, 11 de outubro de 2009

O meu primeiro selinho

A minha querida amiga Dulce do blog "Degrau de Silêncio", ofereceu-me o primeiro selinho para o meu blog. Obrigada por se ter lembrado de mim. Farei deste meu singelo espaço de tudo para merecê-lo.


Eis 3 regras para o selinho:
A) Publicar o selo e indicar o blog que o repassou
B) 10 palavras que qualifiquem seu blog
C) Repassar o selo para 10 blogs show que você conhece e avisá-los!



A parte mais difícil é escolher as 10 palavrinhas que qualificam o meu blog, visto que, é mais fácil ser os outros a fazê-lo...mas aqui vai: Amor, Luta, Coragem, Fé, Ânimo, Companheirismo, Partilha, Amizade, Sinceridade, Desabafo!



Vou oferecer o Blog Show aos seguintes blogs amigos:

http://perfumedejacarand.blogspot.com/

http://koktell.blogs.sapo.pt/

http://albana-maisumdia.blogspot.com/

http://zezinhomota.blogspot.com/

http://zedocao.blogspot.com/

http://tibeu.blogs.sapo.pt/

http://lobitas.blogspot.com/

http://grilices.blogspot.com/

http://rosinhaeazulinho.blogspot.com/

http://tetraplegicos.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Receita" Gripe A




Todos nós já ouvimos e lemos inúmeras informações sobre a gripe A. Também sabemos que a protecção é o maior meio de combate ao vírus. Como tal e, devido ao facto deste produto ter triplicado o seu preço, deixo aqui a receita para a elaboração de álcool em gel:



2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (compra-se em qualquer supermercado)
1 copo de água quente para dissolver as 2 folhas de gelatina.
Deixe arrefecer.
Acrescente 12 copos de álcool de 96° graus.

Está pronto o álcool em gel de 72° a 75° graus.



(Recebi esta "receita" por mail)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Amizade ou Saudade

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Albert Einstein

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lenda de Santarém

Como o saber não ocupa lugar, deixo-vos aqui a lenda do meu distrito. Segundo "reza a história" é só uma lenda. Achei interessante e comparti-lho convosco. :)


Santarém foi uma antiga cidade lusitana antes de por ela passarem romanos, alanos, vândalos, suevos e árabes, tornando-se definitivamente cristã em 1147. A lenda de Santarém remonta ao ano 1215 a. C. quando reinava na Lusitânia o príncipe Gorgoris, chamado de "o Melícola" por ter ensinado o seu povo a extrair mel dos favos das abelhas. Um dia, Ulisses de Ítaca chegou à foz do Tejo com os seus navios onde decidiu descansar por algum tempo antes de regressar à Grécia. Hóspede de honra de Gorgoris, Ulisses conheceu a sua filha Calipso por quem se apaixonou. Dos amores de Ulisses e da bela Calipso nasceu um filho, Ábidis. Quando Gorgoris soube do sucedido perseguiu Ulisses para o castigar, mas este, avisado da fúria de Gorgoris, fugiu para Ítaca. Para esconder a desonra de sua filha, Gorgoris mandou que pusessem Ábidis dentro de um cesto e o atirassem ao Tejo. O cesto boiou nas águas e, em vez de se perder no mar, subiu pelo rio até encalhar perto de uma gruta que servia de covil a uma loba. A loba adoptou a criança, amamentou-a e protegeu-a. Ábidis tornou-se num belo rapaz que se alimentava de peixe do rio e frutos silvestres e estava habituado a conviver com os animais. Mas um dia, uns caçadores surpreenderam aquele rapaz selvagem, capturaram-no e levaram-no à presença de Calipso, sua mãe. Calipso reconheceu em Ábidis, através de um sinal de nascença, o seu filho abandonado. Quando soube que o neto tinha sido encontrado, Gorgoris que não tinha herdeiro varão, resolveu educá-lo como seu sucessor. Ábidis tornou-se assim no rei dos lusitanos, um rei justo, sábio e humano que mandou edificar uma cidade no sítio onde viveu os primeiros vinte anos da sua vida. A essa cidade chamou Esca-Ábidis, que significa manjar do príncipe Ábidis, o primeiro nome da cidade de Santarém cujos habitantes são hoje conhecidos por escalabitanos.

----------/@/----------


E, hoje estamos a gozar mais um feriado... Implantação da República.
Bom Feriado para todos vós com muito carinho!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Obrigada pai e mãe

Mãe e pai...

Como sou feliz
Por na minha vida existires
Perdão por todas as vezes que te ofendo
Podes não acreditar,
Mas sempre me arrependo.

Minha Mãe querida
Rosa do meu jardim
Rainha da minha vida
És tudo para mim.

Ao te ver sofrer
Sabes que sofro também
Tenho medo de te perder
Quem é que não tem?

Tu és a essência da minha vida
Sem ti eu não sou ninguém
Sou um túnel sem saída
Companhia que não faz bem.


Obrigada!
Um simples obrigado é muito pouco
Diante de tudo o que fazes por mim.
Mãe que tanto te amo
Eu sempre te procuro
Amo-te tanto assim.


Meu pai, que tanto me quer bem
És também muito importante para mim

Por mim fazes tudo
O que seria de mim sem ti?


Meu Pai, Minha Mãe
Sem vocês eu nada seria

Simplesmente, eu Mónica... não existiria.