sábado, 29 de agosto de 2009

Curiosidade



Ser canhoto significa em várias línguas alguém que trabalha melhor com a mão esquerda, mas também que é desajeitado, tolo ou pateta. Estudos científicos indicam o contrário: afinal, pensam mais rápido quando conduzem, praticam desporto ou jogam no computador.

O mundo está pensado para os destros e, por isso, a 13 de Agosto de 1992, o clube britânico Left-Handers lançou o Dia Internacional dos Canhotos, numa forma de protesto contra a discriminação que sofrem os esquerdinos no mundo dos que usam essencialmente a mão direita.

Apesar da mudança de mentalidades que fez desaparecer os castigos escolares para obrigar as crianças a usarem a mão direita e perante as indicações científicas de que, na prática, os canhotos até pensam mais rápido quando fazem algumas actividades, a verdade é que no léxico ainda perdura o sentido pejorativo da palavra.

Ser canhoto, no dicionário de português, é alguém que trabalha melhor com a mão esquerda mas também que é desajeitado.

Também nas línguas francesa, espanhola, italiana e inglesa a palavra canhoto tem o mesmo significado pejorativo: tolo, pateta, trapalhão, sinistro, desajeitado. Destro, ao contrário, é aquele que é dotado de destreza, hábil, ágil, astuto.

A excepção à regra é o grego, o único a favor da esquerda: o termo que designa a mão esquerda tem o sentido de melhor e a mesma origem da palavra aristocracia.

Expressões populares valorizam de forma diferente os dois hemisférios do corpo: após uma sequência de reveses, diz-se que o desafortunado acordou com o pé esquerdo e, na passagem de ano, desejamos ao próximo que entre com o pé direito.

Nada que incomode os canhotos do tempo actual. Ser canhoto é simplesmente ser alguém que usa predominantemente a mão esquerda nas suas actividades e as dificuldades inicialmente encontradas são em grande parte ultrapassadas com o uso de utensílios adaptados ou através de estratagemas.

Os canhotos acabam por se adaptar ao facto de tudo estar pensado para os destros. Marta Cruz, bancária, 33 anos, é um exemplo.

"Acabei por me habituar. As maiores dificuldades surgem geralmente nas tarefas mais básicas do dia-a-dia. Lembro-me que nos tempos de faculdade o que mais me trazia transtornos eram as cadeiras com pequenas mesas que se levantavam no lado direito", disse.

Discriminação garante que nunca sentiu, mas também, diz, é de uma geração que já não contrariava os canhotos.

Para escrever, por exemplo, é frequente um canhoto entortar a mão e deitar-se em cima da mesa para conseguir ler enquanto escreve.

Já quando se sentam à mesa, um dos primeiros gestos é trocar os talheres. A maior dificuldade surge com a faca de peixe.

Em matéria escolar, existem tesouras para canhotos, os cadernos escolhidos geralmente não são de argolas e se for possível o colega do lado deverá ficar do seu lado direito.

Vários estudos científicos indicam que os canhotos pensam mais rápido no desporto, na condução ou nos jogos de computador, que têm uma visão diferente do mundo ou que são mais susceptíveis a uma série de problemas de saúde.

Mas por que são as pessoas canhotas? O cérebro divide-se em dois hemisférios - direito e esquerdo, cada um controlando os movimentos da parte oposta do corpo.

Os gestos que fazemos com a mão esquerda, o pé esquerdo e o olho esquerdo são controlados pelo hemisfério direito, enquanto que os movimentos do lado direito do corpo são regulados pelo hemisfério esquerdo.

Uma vez que a maioria das pessoas são destras, o hemisfério que predomina é o esquerdo. Nos canhotos é o hemisfério direito que lidera.


DN

domingo, 23 de agosto de 2009

Fair-Play




Achei imensa piada a estas "montagens". Eu tenho fair-play, mas não troco o meu Sporting por nada.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje!

Cá estou eu mais uma vez mas não trago boas notícias. Nem sempre a vida nos corre bem. A semana passada fui à médica de família, pois tudo me andava a irritar, chorava e ainda choro com frequência, fiquei sem gosto próprio...eu que adoro escolher a roupa, o perfume, o calçado, enfim, fiquei sem auto-estima. Quando lá cheguei, passado pouco tempo eis que ela me chama. Então contei-lhe tudo o que mencionei acima e que estava a isolar-me, pois não tenho saído. Já não sei a última vez que fui a um bar ou estar até mais tarde a conversar com amigas/as. Ela ia escutando e dando conselhos, o que deveria ou não fazer...sei que tive lá mais ou menos meia hora. Quando a consulta estava a acabar eu perguntei-lhe: "Doutora, isto é uma fase menos má que estou a passar, não é?" Na qual ela responde: " Não Mónica, isto já é uma depressão, pois você já pensa no suicício e já pensa como fazê-lo"! Eu fiquei sem palavras e as lágrimas corriam. Ela disse-me que eu quis ser sempre muito forte, sempre a sorrir, como se nada fosse comigo. Inclusivé a população questionava à minha mãe onde eu ia buscar tanta força, sempre bem disposta e a sorrir. Agora digo-vos, guardei muita coisa para mim, para não fazer sofrer os que me rodeiam. Tantos anos que fiz, que agora "afundei". Amigos/as, quando têm para desabafar, não guardem, procurem alguém, um amigo, um colega, até mesmo o médico de família. Eu as últimas pessoas que não queria demonstrar o meu sofrimento era à minha família, mas foi a primeira a saber. Agora estou medicada mas, vai demorar a fazer efeito.
Vou vivendo um dia de cada vez!


“As grandes histórias de sucesso foram enviadas por pessoas que reconhecem um problema e o transformam em uma oportunidade.” Joseph Sugarman

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Que fiz eu?


Mas afinal, o que fiz eu?
O que fiz para merecer
Tão grande tortura?
São apenas perguntas
Sem resposta, mas correspondem,
Infelizmente, à realidade.
Sinto-me farta de sofrer
Farta de tudo.
Grande sofrimento
Numa idade ainda tão tenra
Em que nem conheço bem
A vida e as suas maravilhas...
O mundo sente pena de mim,
questionam-me, como é
Possível tanto sofrimento,

Sou vista como uma coitadinha.
No princípio da vida, questiono-me
Como pode ser possível?
Nem eu sei tal resposta...
Terei a pagar por algum mal do passado?

Será que mereço isto...
Procuro as respostas,
Mas em vão.
Enfrento o mundo com uma máscara
Máscara essa que possui
Um sorriso plastificado,

Por vezes forçado,
Dois olhos com o falso brilho
Da alegria de viver,
E com humor drástico.
Quando desmascarado,
O que se observa?
Dois olhos rasos de lágrimas,
Com o forte brilho da escuridão
E da tortura contínua,
Uma dor, que mais parece um calor,
Um calor, que transparece um frio...
Durante quanto tempo
Irei eu aguentar este bruto sofrimento?
Não faço ideia... apenas sei
Que as forças escasseiam se
E quando acabar...

Uma loucura posso cometer...

domingo, 16 de agosto de 2009

Até os porcos usam máscara


O único porco de existência conhecida no Afeganistão foi encerrado numa sala, longe dos visitantes do jardim zoológico de Cabul, onde vivia a pastar junto de carneiros e cabras, porque os visitantes do zoo estão preocupados com a possibilidade de poderem ser infectado com gripe A.
O porco é uma curiosidade do Afeganistão muçulmano, onde os produtos suínos são ilegais por serem considerados contra a religião. O animal está de quarentena desde domingo, logo que os visitantes se mostraram alarmados pela possibilidade de serem infectados com gripe A.
«Por agora o porco está de quarentena. Construímos-lhe uma sala», afirmou o director do zoo de Cabul, Aziz Gul Saqib. «Fizemos isto porque as pessoas têm medo de contrair gripe». Em todo o mundo, mais de mil pessoas foram infectadas com o vírus, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Não há quintas com porcos no Afeganistão e não há voos civis directos entre Cabul e o México. «Entendemos isso, mas a maioria das pessoas não tem conhecimento suficiente. Quando vêem o porco na jaula preocupam-se e acreditam que podem ficar doentes». O porco foi um presente da China para este zoo.
Cúmulo dos cúmulos...


Youtube - rir faz sempre bem...

sábado, 15 de agosto de 2009

Quando boceja um português bocejam logo dois ou três!

Os nossos neurónios são vaidosos e gostam de se ver ao espelho.

Porque temos tendência a bocejar quando vemos alguém bocejar? Este tipo de “reflexo” tem uma explicação, e não é assim tão complicada. Sabemos hoje que, no nosso cérebro, alguns neurónios disparam, isto é, funcionam, mesmo quando estamos apenas a observar outras pessoas a realizarem determinada actividade. Trata-se de um sistema chamado “espelho”, em que os neurónios funcionam como se fossem um espelho daquilo que vemos, sendo conhecidos como neurónios espelho.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ver para crer!

O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que define o regime de apoio à qualificação e emprego dos deficientes.

Em conferência de imprensa no final da reunião do conselho de ministros, a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, afirmou que o Governo pretende criar "medidas específicas às pessoas com deficiência e incapacidades", reforçando as competências dos parceiros sociais que trabalham na área e os apoios do Estado.

"Este programa vem, através de diferentes modalidades, qualificar a formação profissional e os apoios às formação profissional, à integração, qualificação das pessoas com deficiência, à adaptação de postos de trabalho e ao acompanhamento pós-colocação".

Idália Moniz frisou que "entre 2006 e 2007" os deficientes que frequentaram os programas gerais de emprego aumentaram 61%.

Estão a chegar as eleições... De promessas está o inferno cheio!

Nunca vamos deixar de lutar pelos nossos direitos e mostrar-mos que somos uma mais valia e que merecemos ser tratados com todo o respeito e valorizados. Não como uns "coitadinhos" da nossa sociedade, porque esses são exactamente os que estão no poder.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ao pensar em ti


Ao pensar em ti
Não sei se vivo
Se um sonho perverso
Me prende a esta vida
E tudo pode acabar.

Nesses momentos de angústia
Invade-me a insegurança
Que me dilacera.

E fico eternamente à tua espera
Como se tu fosses Deus
E eu, a tua mais fiel amante!
I Miss You!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Como sou


"Os outros vêem-me como sou,

ou sou como me vêem os outros?

O difícil não é saber como me vêem os outros.

Posso lê-lo nos seus olhares.

O difícil é descobrir quem sou eu."

domingo, 9 de agosto de 2009

O meu novo blog


Olá amiguinhos/as!
Este é o meu segundo blog. Andei dia após dia a decidir se deveria recomeçar ou continuar o meu outro blog mas, como
tudo tem um fim, decidi fazer um novo. Apesar disto, o outro blog (
http://cantinhodosdesabafos.blogspot.com ) continua "activo", na qual tem lá muita coisa da minha vida. Tem desabafos de tristezas, de alegrias, humor, ofertas, cultura...de tudo um pouco como este também vai ter.

Espero puder continuar a contar convosco, pois sem vocês o blog não avança, nem tem energia humana e positiva como só vocês sabem oferecer.
Obrigada por tudo!


Nunca estamos sós, é verdade.
É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar.
Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho.
É certo que tenho passado momentos muito difíceis.
E comigo estão alguns amigos, dando-me palavras de conforto e ânimo.
Sou grata a Deus por ter conhecido, através de blogs e não só,
Pessoas boas, de coração aberto e firmes.
Quero agradecer a vocês por tudo.
Em especial por estarem a meu lado,
E a enviar comentários para saber o que se passava.
Saibam que eu também quero fazer por vocês o que for possível.
Disponha da minha amizade humilde e sincera.

Meu eterno agradecimento.


--------------@------------


Quero aproveitar este meu primeiro dia do novo blog, para dar os parabéns à Ritinha que nasceu hoje. Os seus papás também estão de parabéns. Desejo-vos tudo, mas mesmo tudo de bom, paz, amor e o mais importante Saúde. Beijocas de Felicidade.